Publicado por: Paulo Fernandes | 17/dez/2008

Firefox utilizando muita memória????

Opa!

Galera não sei se acontece com todos, mas o meu firefox fica ocupando muita memória.

Achei neste blog aqui http://rafaelsteil.com a solução para os meus problemas, [ ainda estou testando, mas já vi melhoras ].

Aqui estão as modificações que o post diz e o que significa, no blog de Rafael tem muito mais explicado, para quem quiser ver, o link é este aqui: contornando-consumo-excessivo-de-memoria-do-firefox

#1 browser.cache.memory.capacity
Controla quanto de memória é utlizado para cachear as páginas. No campo “Filter“, digite “browser.cache.memory.capacity“. Caso nada seja retornado, você deverá criar este valor. Para tanto, clique com o botão direito do mouse, e selecione New -> Integer. O campo “New Integer value”, digite “browser.cache.memory.capacity”, e no próximo diálogo informe o valor em KB do cache. Eu utilizei 1024 (1 MB).

Caso a chave já exista, mude-a para o valor que desejar.

#2: browser.cache.disk.capacity
Determina quanto de espaço em disco é utlizado para cachear as páginas. Defina para o valor que desejar. Eu utilizei 5000.

#3: config.trim_on_minimize
Esta opção, que parece funcionar apenas em Windows (utilzo Mac), informa ao Firefox para liberar memória quando for minimizado para a barra de tarefas. Para criar esta chave, caso não exista, clique com o botão direito e escolha New -> Boolean, definindo seu valor para “true”.

#4: network.prefetch-next
Quando definido para “true” (New -> Boolean), informa ao Firefox para fazer “pre fetching” (”busca em background”) de todos os links definidos com o atributo “rel=prefetch”. Eu deixei essa opção para “false”, pois não quero que páginas que muito provavelmente não acessarei fiquem consumindo minha banda e memória RAM.

#5: browser.sessionhistory.max_total_viewers
Controla quantas páginas ficarão no histórico dos botões “Voltar” (Back) e “Avançar” (Forward) do browser. Eu deixe essa opção (New -> Integer) para um valor baixo, como 5.

Rafael, se ficar ofendido com a cópia que fiz, me informe que eu removerei-a.

até mais galera

abraços

Responses

  1. Sei que esse post tem umas dicas interessantes, mas o blog não se chama “Aprenda CSS” pq coloca post sobre o uso de memória do Firefox?

  2. Olá Judas

    Fiz este post porque uso muito o firefox e abro diversas abas nele e isso deixava-o consumindo muita memória.

    Todos que desenvolvem CSS devem testar em diversos navegadores e o firefox é um deles.

    Eu postei isso com a intenção de ajudar os desenvolvedores de css, como eu.

    espero que entenda

    abraço

  3. Olá Paulo!

    Fiquei curioso sobre este post pois utilizo o Firefox de forma intensiva para desenvolvimento Web, com muitas extensões instaladas e nunca tive este problema.

    Já houve ocasiões em que tive que usar um Mac ou PC de um colega e mesmo após instalar todas as extensões que eu precisava e abrir todas as abas que eu queria também não percebi este problema.

    É o Firefox que fica lento? São as outras aplicações que tem dificuldades? Fica tudo lento?

  4. Olá thiago

    o que ocorre é o seguinte. Ele ocupa muita memória, se você abrir o gerenciador de tarefas, verá o quanto sta ocupando. Mas isso também vai depender da sua máquina, entenda hardware, se você tiver 4 GB de ram e um core 2 duo, creio que nem vai sintir

    abraço

  5. Realmente, 2 GB de ram e um X2 5600+ . . .
    Olhei no monitor de performance e constatei que o processo firefox é o que consome mais memória.
    Como não está me incomodando, vou deixar assim mesmo…

    PS: só como curiosidade, o Firefox está ocupando neste exato momento incríveis 778 MB!

  6. Ajuda aqui que eu sou leigo. Onde eu faço essas mudanças? Entrei nas configurações do Firefox, mas não tem nada disso, apenas o gerenciamento automático de cache. O meu estava com 40MB e mudei para 5MB. Mas como eu mudo o resto? Onde acho “browser.cache.disk.capacity” ou “rowser.sessionhistory.max_total_viewers”?

  7. Desculpa a ignorancia.. rs


Deixe um comentário

Categorias

